Faça você mesmo o seu passeio utilizando as nossas sugestões a seguir ou entre em contato com os guias turísticos de nossa cidade:
- Giovani – (32)99925-8930 / Passeios turísticos em geral e visita à Mina de Ouro do Séc. XVIII
- Walking Tour Del Rei – (32)98823-2531
- Cavalgada Fazenda do Engenho em Ritápolis – (32)99922-4906
- Cavalgadas Haras Mafra Mills – (32) 98873-1753
São João del-Rei
Por sua rica trajetória histórica de 300 anos São João del-Rei é hoje guardiã de valioso patrimônio histórico, cultural e arquitetônico. Na arquitetura mesclam-se estilos que têm origem na arte barroca do século XVIII, passa pelo ecletismo do século XIX e alcança o modernismo do século XX.
Fruto de grande influência religiosa, a musicalidade é manifestação cultural muito forte na cidade mantendo viva a tradição setecentista nas orquestras bicentenárias Lira Sanjoanense e Ribeiro Bastos, além de diversas bandas de música como a Teodoro de Faria, com mais de 100 anos de atuação.
A cidade mantém viva também a tradição de pontuar os acontecimentos da cidade com a musicalidade do toque dos sinos de suas igrejas e capelas, tornando-se por isso conhecida também como “cidade onde os sinos falam”. Com todo este ambiente musical era forçoso florescer a ópera, o teatro e a literatura, legando à cidade o Teatro Municipal em plena atividade, a Biblioteca Municipal que possui um dos maiores acervos de obras raras de Minas.
As primeiras escolas surgiram ainda na Colônia. Os colégios datam do Império e atualmente encontra-se aqui implantada a Universidade Federal de São João del-Rei.
Mas, paralelamente, a cidade desfila sua juventude em festas profanas das quais o carnaval, famoso, é exemplo típico.
Este passado e o presente, profundamente místicos, estão latente em São João del-Rei que recebeu o título de Capital Brasileira da Cultura 2007.
A equipe da Pousada Paço do Lavradio selecionou roteiros para que você possa conhecer e desfrutar de toda a beleza e riqueza que a cidade de São João del-Rei e região oferecem.
Aproveite as nossas sugestões e bom passeio!
- Igreja de São Francisco de Assis
- Passinho da Rua Padre José Maria Xavier – aberto apenas na Semana Santa
- Capela de Santo Antonio
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário
- Passinho do Largo do Rosário – aberto apenas na Semana Santa
- Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
- Igreja de Nossa Senhora das Mercês
- Passinho do Largo das Mercês – aberto apenas na Semana Santa
- Passinho da Rua Getúlio Vargas – aberto apenas na Semana Santa
- Igreja de Nossa Senhora do Carmo
- Igreja de São Gonçalo Garcia
- Matriz de Santo Antônio (Tiradentes)
- Avenida Hermílio Alves
- Largo da Cruz
- Largo das Mercês
- Largo de São Francisco
- Largo do Carmo
- Largo do Rosário
- Quatro Cantos (Centro comercial e histórico)
- Rua da Cachaça
- Rua Getúlio Vargas
- Rua Padre José Maria Xavier (Rua da Prata)
- Rua Santo Antônio
- Biblioteca Municipal
- Casa de Bárbara Heliodora
- Cerem (Centro de Referência Musical) – Rua da Cachaça
- Memorial Dom Lucas Moreira Neves (aberto de 3ª a domingo e feriados)
- Memorial Presidente Tancredo Neves (aberto de 6ª a domingo e feriados)
- Museu da Força Expedicionária Brasileira
- Museu da Liturgia (em Tiradentes)
- Museu de Arte Sacra
- Museu de Sant’Ana (em Tiradentes)
- Museu do Automóvel (em Bichinho)
- Museu Ferroviário
- Museu Regional (aberto de 3ª a domingo e feriados)
- Orquestras Bi-Centenárias Ribeiro Bastos e Lira Sanjoanense
- Teatro Municipal
São João del-Rei, Tiradentes e região
- Passeio de Maria Fumaça até Tiradentes: aquisição de bilhetes diretamente no site de vendas da VLI
- Missa orquestrada aos domingos às 09h15min na Igreja São Francisco de Assis (participação da Orquestra bi-centenária Ribeiro Bastos)
- Teatro de rua Lendas são-joanenses – datas móveis
- Cavalgadas
- Trekking, cachoeiras, passeios de Jeep 4X4, caminhadas nas Serras do Lenheiro e de São José
- Pinturas Rupestres na Serra do Lenheiro
- Passeio de Jardineira em Tiradentes
- Passeio de Charrete na praça de Tiradentes
- Visita ao Engenho da Boa Vista em Coronel Xavier Chaves (alambique e degustação de cachaça): agendamento de visitas pelo telefone (32)3357-1238
- Visita às cachaçarias e vinícola da região (Vinícola Mil Vidas)
- Rota do Queijo
- Solar da Baronesa – Centro Cultural da UFSJ (Largo do Carmo, em São João del-Rei)
- Centro Cultural Yves Alves (Tiradentes)
- Espaço Oscar Araripe (Tiradentes)
Tiradentes: arquitetura, igrejas, compras, gastronomia
Vilarejo do Bichinho: arquitetura, artesanato, gastronomia
Prados: artesanato em madeira e couro
Coronel Xavier Chaves: pedra sabão e granito, rendas de abrolhos e bordados. Alambique aberto para visitação e degustação
Resende Costa: artesanato em tear
Santa Cruz de Minas: móveis e demais objetos em madeira de demolição e ferro.
- Mostra de Cinema em Tiradentes – Janeiro
- Tradicional Semana Santa em São João del-Rei – data móvel
- Encontro de motos Harley Davidson em Tiradentes – Junho
- Inverno Cultural em São João del-Rei – Julho
- Festival de Música em Prados – Julho
- Festival Internacional de Gastronomia em Tiradentes – agosto
- Mostra de Teatro Tiradentes em Cena – Maio
- Festival de Jazz em Tiradentes – Novembro
- Festas Litúrgicas, Paralitúrgicas e Profanas em São João del-Rei e região
Tapetes de rua
Costume milenar, já existente em Jerusalém por volta de 5.000 mil anos atrás. Utilizado inicialmente como tapete mesmo a ser estendido a ilustres visitantes, tomou cunho religioso a partir da Idade Média. Acredita-se ter sido trazido ao Brasil pelos espanhóis.
Os tapetes definem um simbolismo sagrado bastante profundo. As ruas ornadas passam a representar um espaço de cortejo extra-templo, porém um espaço sagrado. Apesar de efêmera a confecção desses tapetes leva varias horas de planejamento por parte da comunidade envolvida. São utilizados materiais como: palha de arroz, carvão, areia, serragem, pó de alumínio, tintas, papelões e outros.
A linguagem dos sinos
São João del-Rei é cognominada “A Terra onde os Sinos Falam”. Isso não é sem razão, pois os sinos de suas Igrejas têm uma linguagem bem peculiar e estão sempre a emitir mensagens aos são-joanenses, desconhecendo a invenção do rádio, da televisão, do telefone e de tantos outros meios de comunicação rápida, cuja falta, em tempos passados, originou a necessidade da informação através dos sinos.
Com seus toques ou dobres, os sinos mantêm uma linguagem de grande riqueza no que se refere às modalidades e significados, ainda conhecidos de muitos moradores. Pelo repique, dobre ou toques, além dos anúncios religiosos, os sinos anunciam enterros, incêndio, chamada de sineiro e sacristão e muitos outros.
Estanho
A produção de peças de estanho em São João del-Rei iniciou-se na década de 70 e atualmente é uma das únicas cidades da América Latina que fabrica peças com este metal puro. Objetos em estanho é o principal artesanato da cidade, vendidos em diversos formatos e modelos.
Santeiros
A arte sacra são-joanense é atividade exercida por artistas populares que não cursaram escolas de arte acadêmica, que criam seus trabalhos sem praticamente nenhum contato com a arte erudita. As imagens e peças esculpidas são reconhecidas por colecionadores de todas as partes do Brasil e do mundo, fazem parte de importantes acervos e se identificam com um passado que guardam na madeira, particularmente no cedro, as tradições e as determinações da Igreja.
Eventos religiosos fixos:
- Toda 4ª feira às 19 horas: Missa da Confraria de N. S. da Boa Morte, com a participação de parte da Orquestra Bi-centenária Lira Sanjoanense, na Igreja do Pilar
- Toda 5ª feira às 19 horas: Missa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, com a participação de parte da Orquestra Bi-centenária Ribeiro Bastos, na Igreja do Pilar
- Toda 6ª feira às 19 horas: Missa da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, com a participação de parte da Orquestra Bi-centenária Ribeiro Bastos, na Igreja do Pilar
- Todo domingo às 8h30min: Missa da Confraria de Nossa Senhora do Rosário, com a participação de parte da Orquestra Bi-centenária Lira Sanjoanense, na Igreja do Rosário
- Todo domingo às 9h15min: Missa da Irmandade de São Francisco de Assis, com a participação de parte da Orquestra Bi-centenária Ribeiro Bastos, na Igreja de São Francisco
- Todo domingo às 10 horas: Missa da Arquiconfraria de N. S. das Mercês, com a participação de parte da Orquestra Bi-centenária Lira Sanjoanense, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês
- Todo 3º domingo do mês às 19 horas: Missa na Igreja do Pilar com a participação do Coral Cantabile.
Confira no link a seguir os principais eventos que acontecem em São João del-Rei e região: Visite São João del-Rei Transparente
Galeria
Aproveite as nossas sugestões e bom passeio!