iradentes e Porto, duas cidades geograficamente distantes, uma em Minas Gerais e outra em Portugal, estão prestes a se encontrar na 27ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que começa nesta sexta-feira (23/8). Receitas, ingredientes e conhecimentos serão compartilhados entre mineiros e portugueses com o público. Destaque para a vinda de quatro chefs da cidade do Porto.
“Nós nos encontramos nos ingredientes e nos modos de fazer, mas também tomamos caminhos diferentes, contando histórias que definem cada povo com suas singularidades. Será um encontro muito feliz e poderemos descobrir juntos tudo aquilo que nos une e também o que nos torna únicos”, comenta a curadora da Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil, Carolina Daher.
A programação gastronômica do Festival de Tiradentes vai dos dias 23 de agosto a 1º de setembro e conta com aulas, cozinha ao vivo, feira de produtores, além de jantares especiais e comidas nas praças, em diferentes espaços, como o Espaços Restaurantes, em que os chefs servem pratos especiais ao longo de todos os dias, nas praças da Rodoviária e Santíssimo, e o Espaço Brasa e Lenha, em que as cozinhas ao vivo agradam os visitantes que gostam de acompanhar os chefs preparando pratos na hora.
Aulas e degustação
Além disso, no Espaço Conhecimento, as aulas teóricas e práticas aprofundam na gastronomia com dicas preciosas de profissionais. Também será possível experimentar os pratos ensinados na hora no Espaço Degustação. No sábado (24), Rafael Gomes (Itacoa e Tiara – Rio de Janeiro) ensina a fazer truta defumada com purê de mandioquinha e gremolata de castanha de caju, enquanto Rogério Sá (Rogério do Redondo – Porto) apresenta filetes de pescada com arroz de feijão e couve mineira e Marina Lopes (Grupo Lopes & Lopes – Juiz de Fora) prepara quiabinhos cítricos harmonizados com cerveja.
No domingo (25), Arnaldo de Azevedo (Vila Foz – Porto) dá aula de caldeirada de bacalhau e Juliana Ferreira (Gourmeco – Tiradentes) mostra como se faz o arroz mentiroso de pequi com galinha caipira e quiabo.
Já no dia 31, sábado seguinte, Cristóvão Laruça (Caravela – Belo Horizonte) prepara arroz de tamboril e a portuguesa Inês Diniz (Casa Inês – Porto) cozinha o tradicional prato “Francesinha”, sanduíche típico da sua cidade de pão de forma com presunto, linguiça, salsicha, bife, queijo e um molho levemente picante.
Para fechar, no dia 1º de setembro, domingo, Vitor Matos (Antiqvvm – Porto) faz lavagante azul com moqueca mineira, lima caviar, alho fermentado e citronela, seguido pela Nara Andrade (Mia Confeitaria – Tiradentes), promovendo as “fatias douradas”.
Comida nas praças
No Santíssimo, já estão confirmados Naiara Faria (La Palma – BH), que traz pratos como filé-mignon ao molho oriental com mandioca frita cremosa; risoto de açafrão com ragu de panturrilha de porco e champignon e bolinho de canjiquinha com costelinha; as chefs Carol Fadel e Maria Clara Magalhães (Matula – BH) que prepararam o X-Matula (ciabatta artesanal com costelinha cozida à baixa temperatura, chutney de butiri e queijo minas artesanal), o pirulito de mineiro (torresmo de rolo e purê de limão) e as tardes mineiras (broa cremosa de fubá brulée com calda de doce de leite Rocca e farofa de castanha de baru).
O chef Yves Saliba (Per Lui e Odoyá Cozinha – BH) também estará presente com a croqueta de bobó de camarão, o pastel de copa lombo defumado e o arroz caldoso de costela defumada com cabotiá, picles de cebola roxa e farofa de alho; Thiago de Azevedo (Cogumelado – BH) marca presença com pratos como “Tropeiro Cogumelado” (feijão-tropeiro de cogumelo, ostra e linguiça defumados com couve rasgada e vinagrete), “O Alemão” (linguiça de shimeji na baguete francesa com um toque de maionese da casa e um banho de mostarda escura) e “Espeto cogumelado” (espeto de linguiça na chapa com molho especial).
Além disso, os chefs Hilder Santos e Fábio Barreto (Roselanche – Barbacena) preparam pão de queijo recheado com linguiça e queijo, espetinho de frango com provolone recheado com requeijão e cigarrete (massa frita passada no queijo parmesão e recheada com presunto e queijo). Já o chef Marcelo Haddad Guerra (Paladino – BH) prepara carne de sol acebolada servida com creme de queijo e chips variados, sanduíche de costela assada no fogo de chão servido na baguete artesanal, conserva de cebola roxa e pasta de queijo e carne de lata acompanhada de vinagrete de acepipes (azeitona, cebolinha, champignon e pimenta biquinho).
Cozinha ao vivo
Para quem se interessa em acompanhar o preparo de pratos ao vivo, o Espaço Brasa e Lenha conta com a presença dos chefs Jefferson Rueda (A Casa do Porco – São Paulo), Marco Gil (Gastrobar Gingado – Fortaleza), Priscila Deus (Chez Deus – São Paulo), Marcelo Aparecido ( Chapas Burger – Serro), Rennata Zanolla (Zanola Smoked – Tiradentes), Helvécio Maciel (Fogo Cozinha Rústica – Cuiabá); Lurdinha Majó (Conceição do Mato Dentro) e Cristóvão Laruça (Caravela – Belo Horizonte).