A festa religiosa comemorada 60 dias após a Páscoa movimenta São João del-Rei para celebrar o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo!
Em alusão à quinta-feira Santa na qual Jesus instituiu o sacramento da eucaristia, o feriado de Corpus Christi movimenta as cidades de Minas Gerais, devido à grande força da religião católica no estado. São João del-Rei não fica de fora da celebração e tem difundido a tradição dos tapetes ornamentais a cada ano, atraindo fiéis e turistas ao centro histórico da cidade.
O costume da confecção e exposição dos tapetes vem dos colonizadores do Brasil e tende a abordar temas religiosos relacionados a sacristia. Eles são produzidos com restos de serragem, pétalas de flor, pó de café e tudo aquilo que é capaz de levar cor e beleza para as ruas das cidades. Os tapetes costumam ficar no caminho da procissão como forma de enfeitar a passagem dos fiéis. Além disso, tem-se o hábito de expor tapetes tecidos por seguidores do catolicismo nas janelas das casas dos moradores podendo, ou não, serem vermelhos conforme a tradição.
A cidade mantém viva também a tradição de pontuar os acontecimentos da cidade com a musicalidade do toque dos sinos de suas igrejas e capelas, tornando-se por isso conhecida também como “cidade onde os sinos falam”. Venha conhecer!