Em São João del Rei, a Semana Santa é marcada pela tradição das cerimônias religiosas. Uma delas é o “Ofício de Trevas”, que tem a primeira celebração na quarta-feira e outras duas, chamadas Matinas e Laudes, nas manhãs desta sexta-feira e sábado. Neste período, ocorre uma explosão da manifestação da fé, que gera cultura, música e abre as portas da experiência interior de cada um.
Por sua rica trajetória histórica de 300 anos São João del-Rei é hoje guardiã de valioso patrimônio histórico, cultural e arquitetônico.
Fruto de grande influência religiosa, a musicalidade é manifestação cultural muito forte na cidade mantendo viva a tradição setecentista nas orquestras bicentenárias Lira Sanjoanense e Ribeiro Bastos, além de diversas bandas de música como a Teodoro de Faria, com mais de 100 anos de atuação.
A cidade mantém viva também a tradição de pontuar os acontecimentos da cidade com a musicalidade do toque dos sinos de suas igrejas e capelas, tornando-se por isso conhecida também como “cidade onde os sinos falam”. Venha conhecer!