Nas montanhas de Minas Gerais, ecoou um grito de liberdade. De homens corajosos e leais, que sonhavam com autonomia e igualdade. Mas a coroa portuguesa silenciou a Inconfidência com crueldade. Nessa terra de brava gente, se ergueram sábios, poetas, sonhadores, soldados que lutavam pelo ideal de uma país livre. Homens de coragem como Tomás Antônio Gonzaga, Tiradentes, Cláudio Manuel da Costa e padre Toledo lutaram com sangue, suor e lágrimas por desejo de justiça. Mas a traição os cercou e a coroa portuguesa os capturou. Tiradentes pagou com a vida e os demais, o exílio, nessa sofrida partida.
Hoje, são lembramos como heróis da pátria brasileira.
Pela primeira vez, as comemorações do Dia da Inconfidência, no 21 de abril, vão conectar Ouro Preto e Tiradentes, duas cidades marcadas pela memória da Inconfidência Mineira. A primeira é reconhecida como o epicentro do movimento de luta pela independência da coroa portuguesa e que teve Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), o padre Carlos Correia de Toledo, o coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes e o coronel José Silvério dos Reis dentre os seus principais integrantes.
Já a cidade de Tiradentes se relaciona com a Inconfidência não apenas pelo nome que homenageia Joaquim José da Silva Xavier. Afinal foi ali, quando ainda era conhecida como Vila de São José, em 1788, que aconteceu uma das primeiras reuniões dos inconfidentes.
De amanhã (14/4) até 23 de abril, Ouro Preto e Tiradentes serão palco de uma extensa programação cultural cujo slogan é: ‘A Liberdade Mora em Minas’. Toque no link do story e confira tudo o que vai rolar nas duas cidades históricas de Minas.
🖊️@carlosaltman /EM
📷 @leandrocouri /EM ( Tiradentes)
Programe-se para realizar o roteiro completo.
Faça já sua reserva!
Rua José Bráulio de Santana, 29, Colônia do Marçal. São João del-Rei -MG
(32) 3372-7437 (32) 9 9123-5174