O destaque do turismo em São João del Rei com certeza é o centro histórico, com mais de 700 prédios tombados, como igrejas, casarões, museus, monumentos e muito mais.
Como o centro não é tão grande, encontrar o que fazer em São João del Rei não é uma tarefa difícil. Dá para montar um roteiro que pode ser feito tranquilamente em um final de semana.
Com ruas de paralelepípedo de casinhas coloridas, sua viagem para São João del Rei com certeza irá render momentos e fotos incríveis!
Então, para não perder mais tempo, montamos um guia com as melhores atrações para visitar na cidade:
Passeio de Maria Fumaça
Com início na cidade de Tiradentes, o passeio de Maria Fumaça é uma atração indispensável para a sua lista do que fazer em São João del Rei.
O passeio é feito na Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881 por Dom Pedro II. Com cerca de 45 minutos de duração, o trajeto possui 12 km, e passa por pontos lindíssimos da serra mineira, como o Rio das Mortes e a Serra de São José.
De interior totalmente preservado, com assentos e vagões de estilo imperial, a maria-fumaça que realiza o passeio é a mais antiga em operação atual no país.
Para não correr o risco de ficar sem uma vaga, recomendo comprar as passagens com antecedência, já que principalmente aos finais de semana, o passeio costuma ficar bem lotado.
É possível garantir os ingressos nas próprias estações da cidade ou pela internet, no site do Guichê Virtual. Além disso, recomendo chegar cedo, pois os assentos não possuem marcação.
Museu Ferroviário
Desembarcando do passeio de Maria Fumaça você chega na Estação Ferroviária de São João del Rei, que abriga o Museu Ferroviário da cidade.
O acervo é super diverso, com vagões, equipamentos, máquinas, relógios, telefones e muitos outros itens que contam a história do desenvolvimento da cidade com o meio de transporte.
Vagão de Locomotiva no Museu Ferroviário. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr
Museu Regional
Com um acervo de 484 peças, o Museu Regional de São João del Rei é um passeio imperdível para os amantes da cultura e da história do nosso país.
Localizado em um casarão antigo de três andares, o acervo conta mobílias, utensílios domésticos, pinturas, instrumentos musicais e até meios de transportes que os mineiros utilizavam nos séculos XVIII e XIX, que ficam exposto durante todo o ano.
O Museu Regional possui uma grande importância para a cidade. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr
Vagão de Locomotiva no Museu Ferroviário. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr
Teatro Municipal
Inaugurado em 1893, o Teatro Municipal é um ícone cultural do Centro Histórico, e funciona até hoje como um dos principais pontos turísticos de São João del Rei.
Famoso por sua fachada grandiosa, conta com peças teatrais, apresentações e outras programações culturais. Se passar por lá, não deixe de tirar uma foto em sua entrada!
Teatro Municipal. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr
Memorial Tancredo Neves
Construído em homenagem ao político, o Memorial Tancredo Neves é outra opção de atração cultural para incluir na lista de passeios em São João del Rei.
Contando a história de vida de Tancredo, o museu é bem amplo, dividido em 9 salas e com um lindo jardim externo, famoso pelo banco com uma estátua sentada de Tancredo.
E para aproveitar os cenários perfeitos para milhares de fotos, visite também o Solar dos Neves, um casarão lindíssimo que fica do ladinho do museu – pertencente também à família Neves.
Às sextas e sábados, a visitação é feita das 9h às 17h30. E aos domingos, o museu funciona das 9h às 15h30.
Fachada do Memorial Tancredo Neves. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr
Rua das Casas Tortas
Ao planejar o que fazer em São João del Rei, não deixe a Rua das Casas Tortas de fora do roteiro. Nome popular da Rua Santo Antônio, esse é com certeza um dos melhores pontos para garantir as fotos de recordação da viagem.
Como o próprio nome já antecipa, a rua é repleta de casinhas antigas, de portas e janelas coloridas e de formato curvo, com algumas até com a impressão de estarem “caindo”.
Parte do antigo caminho feito pelos bandeirantes, fica no coração do centro, pertinho das igrejas, museus e outras atrações históricas.
A famosa Rua das Casas Tortas. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr
A famosa Rua das Casas Tortas. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr
Igrejas em São João del Rei
Visitar as igrejas deve ser prioridade no seu roteiro de viagem para São João del Rei. Inclusive, essa é uma das melhores maneiras de conhecer o melhor do lado histórico da cidade.
Com mais de 300 anos de história, todas possuem arquitetura externa e interna preservada, com toda a riqueza que a época colonial possuía na arte sacra.
Recomendamos você visitar:
Igreja São Francisco de Assis
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Igreja Nossa Senhora dos Mercês
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja São Francisco de Assis e sua bela arquitetura. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr
Lagoa Azul
Localizada a cerca de 20 km do centro de São João del Rei, a Lagoa Azul é uma boa parada para curtir a tarde na cidade.
De fácil acesso, possui um visual lindíssimo, com vegetação e águas tranquilas, de coloração transparente. O local também é chamado de Lagoa Azul Pedreira
Como chegar | é acessada pela BR-265, no sentido de Barbacena. A entrada para a lagoa fica no km 244, localizada em frente ao Restaurante do Elvas.
Cachoeiras em São João del Rei
Uma dica sobre o que fazer em São João del Rei em dias mais quentes: um passeio refrescante pelas cachoeiras
Para ir além do turismo histórico no centro da cidade, conhecer as cachoeiras próximas pode ser um programa perfeito para incluir no roteiro.
E separamos aqui as principais opções:
- Cachoeira Reserva do Cala Boca | é a opção que fica mais perto do centro. Na reserva, é possível também curtir trilhas, locais para piquenique e restaurante;
- Cachoeira do 14 | a 17 km da cidade, possui um cenário lindíssimo. No local, que é acessado por uma trilha, você irá encontrar várias cachoeiras;
- Cachoeira do Urubu | acessada por uma estrada de terra, fica a 15 km do centro. Com vários poços e piscinas naturais, oferece um banho delicioso;
- Cachoeira do Bom Despacho | é uma das mais visitadas no destino, já que está a apenas 50 m do marco da Estrada Real. De acesso fácil, possui uma queda d’água pequena;
- Cachoeira do Mangue | apesar do acesso não tão fácil, é considerada como a melhor cachoeira de São João del Rei. Com águas super refrescantes e cristalinas, dá para garantir um banho perfeito para o verão.
Cachoeira Reserva do Cala Boca cercada pela natureza. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr
Fazenda do Pombal
Ainda que faça parte do município de Ritápolis, a Fazenda do Pombal não pode ficar de fora do roteiro da sua viagem para São João del Rei.
Localizada a 12 km do centro, é conhecida por ser o lugar de nascimento de Tiradentes, em 1746, e onde passou parte de sua infância, até os 11 anos de idade.
A casa original conta apenas com as paredes preservadas, mas possui murais e outras instalações que contam a história de Tiradentes.
A visitação pode ser feita diariamente das 7h30 às 16h30.
Fonte: https://emalgumlugardomundo.com.br