O destaque do turismo em São João del Rei com certeza é o centro histórico, com mais de 700 prédios tombados, como igrejas, casarões, museus, monumentos e muito mais.
Como o centro não é tão grande, encontrar o que fazer em São João del Rei não é uma tarefa difícil. Dá para montar um roteiro que pode ser feito tranquilamente em um final de semana.
Com ruas de paralelepípedo de casinhas coloridas, sua viagem para São João del Rei com certeza irá render momentos e fotos incríveis!
Então, para não perder mais tempo, montamos um guia com as melhores atrações para visitar na cidade:
Com início na cidade de Tiradentes, o passeio de Maria Fumaça é uma atração indispensável para a sua lista do que fazer em São João del Rei.
O passeio é feito na Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881 por Dom Pedro II. Com cerca de 45 minutos de duração, o trajeto possui 12 km, e passa por pontos lindíssimos da serra mineira, como o Rio das Mortes e a Serra de São José.
De interior totalmente preservado, com assentos e vagões de estilo imperial, a maria-fumaça que realiza o passeio é a mais antiga em operação atual no país.
Para não correr o risco de ficar sem uma vaga, recomendo comprar as passagens com antecedência, já que principalmente aos finais de semana, o passeio costuma ficar bem lotado.
É possível garantir os ingressos nas próprias estações da cidade ou pela internet, no site do Guichê Virtual. Além disso, recomendo chegar cedo, pois os assentos não possuem marcação.
Desembarcando do passeio de Maria Fumaça você chega na Estação Ferroviária de São João del Rei, que abriga o Museu Ferroviário da cidade.
O acervo é super diverso, com vagões, equipamentos, máquinas, relógios, telefones e muitos outros itens que contam a história do desenvolvimento da cidade com o meio de transporte.
Vagão de Locomotiva no Museu Ferroviário. Foto: Pedro Vilela/MTur / Flickr
Com um acervo de 484 peças, o Museu Regional de São João del Rei é um passeio imperdível para os amantes da cultura e da história do nosso país.
Localizado em um casarão antigo de três andares, o acervo conta mobílias, utensílios domésticos, pinturas, instrumentos musicais e até meios de transportes que os mineiros utilizavam nos séculos XVIII e XIX, que ficam exposto durante todo o ano.
O Museu Regional possui uma grande importância para a cidade.