Você está planejando uma viagem a São João del Rei? Então precisa se organizar para não perder nenhuma atração turística.
São João del-Rei é uma cidade da região do Campo das Vertentes, do estado de Minas Gerais. É uma das maiores cidades setecentistas mineiras. Dotada de uma vasta gama arquitetônica, na qual não se restringe apenas ao Barroco. Mesmo na região do Centro Histórico é possível observar diversas linhas arquitetônicas.
Os turistas podem se sentir numa verdadeira máquina do tempo ao embarcar na Maria-Fumaça de 1881 e vislumbrar o magnífico centro histórico.
São João del Rei – As 7 melhores atrações
- Passeio de Maria-Fumaça até Tiradentes
O passeio com a antiga Maria Fumaça passa pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, fundada em 1881 por Dom Pedro II, que abre caminho entre as paisagens do Cerrado e Mata Atlântica. Além disso, o trajeto conta com atrações culturais como uma parada pelo Museu Ferroviário e uma amostra de como funciona a Rotunda, o giro manual da locomotiva.
Dessa forma, na sua lista de coisas para fazer em São João del Rei não pode faltar um passeio de Maria-Fumaça até a cidade de Tiradentes, o caminho inverso também é feito.
O passeio dura cerca de meia hora e conta com 12 km de trilhos, dos 600 originais.
- Visite a Serra do Lenheiro
Fonte: D&D Mundo Afora
A Serra do Lenheiro é uma formação rochosa que data de mais de 1,6 bilhões de anos e uma das principais fontes de matéria-prima como, lenhas e pedras para a construção de igrejas da cidade e do entorno. Os interessados em arqueologia, vão gostar de saber que há um passeio por uma trilha curta que leva a um local em que estão concentradas pinturas rupestres que datam de mais de 6 milhões de anos.
Se você tem paixão por escalada, a Serra do Lenheiro é a melhor atração em São João del Rei.É possível aproveitar diferentes níveis.
- Passeie pela Ponte do Rosário
Situada na Avenida Tiradentes, a Ponte do Rosário, é considerada como um dos mais belos cartões postais da cidade, merecendo um passeio para ver de perto essa construção secular.Visitar o
4.Museu Regional
Fonte: Guri Estradeiro
O Museu Regional está instalado num sobrado de três andares, que é uma atração por si só, em meio ao centro histórico local. O acervo do museu conta com a reunião de objetos que datam dos séculos 18 e 19 dentre os quais estão telas, mobílias e imagens sacras.
No local, ainda funciona uma biblioteca em que é possível consultar um arquivo de jornais, documentos históricos e fotos.
5.Igreja de São Francisco de Assis
Fonte: arcaffo
A Igreja é uma atração turística por si só, tendo sido tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), sendo uma das obras em estilo barroco de maior destaque de Minas Gerais. Uma dica interessante é ouvir o toque do sino da igreja que é considerado por muitos como “encantador”.
Em torno da igreja há um jardim com palmeiras imperiais. Nos fundos há um cemitério em que está sepultado o ex-presidente Tancredo Neves.
6. Prove a gastronomia local
Fonte: raizesdomundo
Minas Gerais é um dos estados com culinária mais variada e saborosa, o município de São João del Rei mantém essa tradição com muita satisfação. Por isso, uma das atrações turísticas são os restaurantes com comida mineira, muitas delas feitas no fogão a lenha, como manda a cartilha.
Fonte: Bolsa de Viagem