São João del Rei comemorou 305 anos em 8 de dezembro. E para celebrar a data estão sendo realizados eventos desde o dia 1º. A programação vai até 23/12
Dia 1º de dezembro
No dia 1º. de dezembro, haverá o Minas ao Luar no Largo do Rosário, a partir de 21h, com a Orquestra Ouro Preto tocando as músicas dos Beatles. Ainda no mesmo dia, carreata com o Papai Noel às 9 horas, saindo da avenida 31 de Março (em frente ao posto Barra 10), em direção ao Largo Tamandaré. Na chegada terá a Casinha de Natal que será o Coração Natalino da Cidade.
Dia 7 de dezembro
Nesta data será lançada a APL Regional de Artesanato e móveis rústicos a partir das 17 horas, no Teatro Municipal. O espaço também cederá lugar para que os artesãos da cidade possam expor seus trabalhos nas galerias do Teatro.
Dia 8 de dezembro
Na data em que se celebra os 305 anos da cidade, a programação irá começar logo cedo. A partir das 6 horas, alvorada festiva no Largo de São Francisco de Assis com a Banda Municipal Santa Cecília. Ainda para o dia está prevista uma apresentação de Chorinho dos alunos do Conservatório no coreto na Avenida Presidente Tancredo Neves. Às 17h30 a Maria Fumaça sai de São João del-Rei para Tiradentes por R$25 ida-e-volta para os moradores de São João. Os ingressos disponíveis nesse preço promocional terão cota pré-determinada. As celebrações no dia do aniversário da cidade terminam com a inauguração, às 18h30, da iluminação de Natal e apresentação de dança da Cia de Dança PC e Édna no retorno do trem.
De 13 a 23 de dezembro
Na quinta-feira, 13 de dezembro a Escola Municipal Maria Teresa fará, às 20 horas, uma apresentação. Já do dia 18 a 23 Feira de Artesanato Noturna na Praça da Estação, das 18h às 22h, abertura com a apresentação da Banda Municipal. No dia 15, as crianças do Cras de Matosinhos terão uma tarde, das 14h às 17h, para se divertir com brincadeiras e lanches. No dia 16 acontecerá o concerto de Natal na Capela da Santa Casa. Às 20h, e às 14h, apresentação de Natal pelo coral da Asapc no Albergue Santo Antônio. Dia 20 acontece o trem noturno com o Papai Noel. Na volta apresentação da Banda Municipal e Coral da Asap.
A programação se encerra no dia 23 com a apresentação das Baterias das Escolas de Samba de São João del-Rei no Largo do Carmo, a partir das 19h.
305 Anos
A história de São João del-Rei originou-se do antigo Arraial Novo do Rio das Mortes. A ocupação do arraial remonta a 1704, quando um paulista chamado Lourenço Costa descobre ouro no ribeirão de São Francisco Xavier. Algum tempo depois, o português Manoel José de Barcelos encontrou mais ouro na encosta sul da Serra do Lenheiro, num local chamado Tijuco. Naquele local estabeleceu-se o primeiro núcleo de povoamento que daria origem ao Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar. Já bastante próspera, em 1713 a localidade é elevada a vila e recebe o nome de São João Del Rei em homenagem a Dom João V, rei de Portugal.
Fonte: São João del-Rei Transparente