Passear por Tiradentes é desfrutar do presente em um cenário do passado. Alguns dos principais monumentos do sec. XVIII integram o roteiro turístico da cidade histórica e transbordam cultura: o Chafariz de São José, a Maria Fumaça, a Ponte das Forras, entre outros.
Maria Fumaça (Estação Ferroviária)
O embarque ou desembarque acontece na pequena estação construída em 1881, para servir a Companhia de Ferro Oeste de Minas, com estilo das estações edificadas no final do século XVIII e princípio do século XIX.
Uma locomotiva Baldwin, máquina fabricada na Filadélfia, puxa vagões antigos, trazendo à memória dos passageiros costumes do século passado. Em boa parte da viagem é possível avistar o leito sinuoso do Rio das Mortes.
Ponte das Forras
Magnífica ponte de pedra com dois arcos romanos, construída no século XVIII. Atravessando a ponte de pedra sob o Ribeiro de Santo Antônio, chega-se ao simpático Largo das Forras. Ponte e largo possuem o mesmo nome, uma referência às escravas alforriadas que aí moravam na época colonial.
Largo das Forras
Centro histórico de Tiradentes. Foi assim nomeado, por ter sido o local onde os escravos em tempo de escravidão, recebiam suas cartas de alforria.
Ao longo dos anos, o Largo das Forras passou por diversas modificações. O casario transformado em pousadas, restaurantes e lojas fez do local um ponto de encontro de turistas e visitantes. No largo, há um monumento alusivo ao centenário de morte de Tiradentes, erigido em 1892.
Monumento a Tiradentes
Um monumento, no Largo do Sol, erguido em 1962 homenageia Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes – o herói nacional que deu nome à cidade.
Poço da Matriz
O Poço da Matriz fornecia água potável à população tiradentina antes do Chafariz de São José ser construído. Parte do caminho de acesso é calçado e apresenta vegetação exuberante. É também conhecido como Poço dos Escravos.
Chafariz de São José
Dizem que o Chafariz de São José é o único de Minas Gerais a ter um oratório com imagem de santo. Datada em 1.749, a construção lembra uma fachada de igreja. O passeio em Tiradentes só fica completo se você ouvir de perto o barulho da água caindo das três bicas. Aliás, a fonte que abastece o chafariz está localizada no Bosque Mãe D’Água, cuja entrada fica bem perto dali. Um antigo aqueduto de pedra filtra a água que é levada até a construção.
O Chafariz também guarda a fé de milhares de turistas, reza a lenda que a fonte realiza desejos. Será? Por via das dúvidas, quando vier à Tiradentes, não se esqueça de separar algumas moedas para os pedidos que almeja realizar.