Há 12 anos o FELIT vem discutindo a produção literária brasileira com a presença de renomados escritores, editores, críticos literários, educadores e personalidades da vida cultural do país.
O festival é uma realização da Via Comunicação e da Quarteto Filmes, com curadoria do jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves. Nesta edição, em 2018, o FELIT presta homenagem ao escritor Luiz Ruffato.
O festival foi criado em 2007 e, desde 2013, é realizado também na cidade de Tiradentes.
Este ano, o festival acontece no Teatro Municipal de São João del-Rei e no centro histórico da cidade, precisamente no entorno do Largo do Carmo. Para que isso fosse possível, a Comissão Organizadora lançou uma grande campanha de sensibilização para levantar recursos para a sua realização. A campanha tem à frente a Associação Palavra Bem Dita, parceira do FELIT. A entidade não tem fins lucrativos e foi declarada de “Utilidade Pública” em 14 de março de 2012 pela Câmara Municipal de São João del-Rei. O resultado começa a aparecer com dezenas, centenas de doadores anônimos dando sua contribuição. Da mesma forma, vários estabelecimentos comerciais têm aderido à campanha.
Todo esse movimento possibilitará a realização de um grande evento.
Sobre o escritor homenageado Luiz Ruffato
Ficcionista, poeta e cronista, Luiz Ruffato é um maiores nomes da literatura brasileira atual.
É mineiro de Cataguases, com formação em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Antes de ser escritor profissional ele exerceu várias atividades: trabalhou como auxiliar de pipoqueiro, caixeiro, balconista de armarinho, operário têxtil, torneiro-mecânico, professor, gerente de lanchonete, vendedor de livros ambulante e jornalista.
Nesta profissão, fez carreira em São Paulo. Desde 2003 dedica-se exclusivamente à literatura, com uma trajetória rica em livros e prêmios. Sua estréia na prosa se dá com o romance Eles eram muitos cavalos, em 2001, Prêmio Machado de Assis e Prêmio APCA, saudado pela crítica como um dos mais importantes livros da ficção brasileira contemporânea.
Programação
Fonte: Felit