O mês de junho é aguardado por muita gente devido as festas de São João, São Pedro e Santo Antônio. É época de pular fogueira, dançar quadrilha, brincar com as crenças do santo casamenteiro e, claro, época de muita comida gostosa. Este ano, a Paço do Lavradio irá inovar e oferecer durante todos os domingos do mês de junho, o CAFÉ DA MANHÃ TEMÁTICO: FESTA JUNINA. Segundo a proprietária da pousada, Vanessa Haddad, o intuito é proporcionar uma experiência diferente aos hóspedes.
“Foi uma ideia que surgiu para homenagear o mês de São João. Vai acontecer todos os domingos do mês de junho e esse adicional já estará incluso nas diárias de sábado para domingo”, conta Vanessa.
A mesa será farta e logo cedo os hóspedes irão encontrar as principais receitas da época. Doce de amendoin, paçoca, canjica, quentão, curau, pipoca, broa de milho, bolo de amendoin, pinhão, cachorro quente, entre outras delícias que serão servidas alternadamente durante os domingos juninos.
“Esse mimo será oferecido como adicional, além do café da manhã tradicional que já oferecemos aos hóspedes. A ideia é agradar a todos, inclusive aqueles que não gostarem do novo cardápio”, ressalta a empresária.
Além disso, a decoração da pousada será inspirada na festa de São João e contará com detalhes como cestinha de palha e bandeirinhas. Todos esses elementos ajudam a compor o ambiente que remete ao chamado arraial.
A Pousada Paço do Lavradio está situada a apenas 4 km do centro histórico de São João del Rei e a 9 km de Tiradentes. As reservas antecipadas podem ser feitas pelo site e/ou pelo telefone.
Origem da Festa Junina
A origem das Festas Juninas é pagã. Ainda antes da Idade Média, as celebrações anunciavam o solstício de verão e de inverno e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade.
A festa sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.
Em Portugal, em virtude da coincidência de datas, passou-se a comemorar o São João, chamando-lhe de festas joaninas. No país lusitano, a Festa de São João na cidade do Porto é muito famosa e atrai milhares de pessoas que todos os anos festejam nas ruas.
Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas e, por isso, possui características peculiares em cada parte do Brasil.
As festas caipiras, como são também conhecidas, são típicas da região nordeste, onde a maior festa de São João do mundo acontece em Campina Grande, no Estado da Paraíba.