São João del-Rei e Tiradentes contam histórias através de suas ruas e construções antigas. O passeio por essas cidades é, por si só, uma volta ao passado. Em cada canto, há retalhos de outra época deixados por cidadãos comuns e personalidades do país. Tanta riqueza é preservada na paisagem e nos vários museus espalhados pelos municípios. Para quem curte um passeio cultural, essa região oferece um prato cheio. A seguir, daremos 7 dicas de museus que valem a visita e o conhecimento.
Memorial Tancredo Neves – SJDR
Localizado em um casarão do século XVIII, o Memorial Tancredo Neves narra a trajetória pessoal e política do estadista sanjoanense, além de oferecer ao visitante conhecimento sobre uma parte importante da história do Brasil. São oito salas que seguem caminhos em curva e se transformam em oito capítulos de sofisticada linguagem. As exposições são apresentadas por meio de textos, vídeos, sons, fotos e projeções.
Endereço: Rua Padre José Maria Xavier, nº7 – São João del-Rei –Minas Gerais
Tel: (32) 3371-7836
www.tancredo-neves.org.br
Aberto aos visitantes:
Sexta-feira das 13h às 17h
Sábados, domingos e feriados das 9h às 17h.
Museu Regional de São João del-Rei
Se você gosta de História, dê uma passada no Museu Regional de São João del Rei, que funciona em um antigo casarão de 1859. Essa casa pertenceu a um rico comerciante, o comendador João Antônio da Silva Mourão, que a construiu para ser residência da família, no piso superior, e loja, no térreo. Em 1926, a casa foi vendida e em 1940 iniciou-se o processo de tombamento do imóvel pelo IPHAN. Em 1954, o restauro foi concluído.
O acervo do museu foi adquirido entre os anos de 1956 e 1963 e conta com objetos que mostram como era a vida colonial na cidade entre séculos XVII e XX, possuindo mobílias, documentos, instrumentos musicais, pinturas, exposição dos meios de transporte usados ao decorrer dos anos, utensílios, imagens e objetos da vida religiosa local. Nos andares inferiores, onde funcionava a loja de Secos & Molhados da família, há artigos sobre o comércio da época e em cima, nos quartos principais, os objetos da vida privada dos antigos donos da casa.
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 12 – Centro – São João del Rei – Minas Gerais
Tel: (32) 3371-7663
Aberto aos visitantes:
Terça a sexta-feira, das 09h30 às 17h30; Sábados e domingos: de 09h às 13h
http://museuregionaldesaojoaodelrei.blogspot.com.br/
Museu Ferroviário – SJDR
Na estação ferroviária de São João del Rei está o belo Museu Ferroviário, inaugurado em 1981, ano em que a Estrada de Ferro Oeste de Minas completou cem anos. No seu acervo, estão vários objetos antigos, como balanças, relógios, telefones, registradoras, sinos, ferramentas, além da locomotiva EFOM nº1, que foi a primeira da ferrovia. Além disso, há um vagão de luxo, usado pela administração e por personalidades, como o imperador D. Pedro II. Há ainda painéis explicativos com textos e fotos contando a história da ferrovia.
Em um prédio anexo, existe uma rotunda e estão expostas sete locomotivas.
Endereço: Rua Hermilio Alves, 366 – Centro – São João del-Rei – MG
Tel. (32) 3371 8485
Aberto aos Visitantes:
Sexta-feira a domingo – de 9h às 17h
Memorial Cardeal Dom Lucas Moreira Neves – SJDR
Dom Lucas dedicou a vida e o trabalho à Igreja Católica atuando em importantes setores da Cúria Romana. Imortal da ABL e da Academia Brasileira de Filosofia, o Cardeal possui 14 livros publicados, e seu acervo pessoal disponibiliza ao público 15 mil títulos dos mais variados assuntos. O mineiro de São João del-Rei, é homenageado no Memorial Dom Lucas que busca perpetuar sua memória e seu legado. O museu conta com um grande acervo de livros, filmes, quadros e obras diversas. A finalidade principal do Memorial Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, é ser mais um espaço religioso, filosófico e cultural em geral para a cidade de São João del.
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 195. Centro – São João del-Rei MG
Aberto aos visitantes:
Terça-feira: 09h às 18h.
Quarta a sexta-feira de 13h às 17h.
Sábados e domingos: 8h às 12h.
Museu de Sant’Ana – Tiradentes
Encontro de arte, história e fé, o Museu foi inaugurado no dia 19 de setembro de 2014 e está instalado na antiga Cadeia Pública da cidade de Tiradentes. Abriga 291 imagens de Sant’Ana, a santa protetora dos lares e da família, bem como dos mineradores. São obras brasileiras, de várias regiões do país, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, produzidas em sua maioria por artistas anônimos, entre os séculos XVII e XIX, em materiais diversos.
Reunidas por Angela Gutierrez ao longo de quatro décadas de buscas e pesquisas, as peças constituem um acervo único no país.
Endereço: Rua Direita, 93 – Entrada pela Rua da Cadeia – Centro – Tiradentes MG
Tel: 55 [32] 3355 2798
Aberto aos visitantes:
De quarta-feira a domingo: 10h às 19h
Museu da Casa Padre Toledo – Tiradentes
A casa onde morou o inconfidente Padre Toledo é uma boa atração a ser visitada em Tiradentes. Carlos Correia de Toledo e Melo foi designado vigário da Matriz de Santo Antônio em 1777 e morou nessa ampla e sofisticada casa (a mais rica da vila) próxima ao Largo do Sol até ser preso em 1789. Segundo a História, ali ocorriam reuniões dos inconfidentes, além de ter sido palco da festa de batizado de dois filhos de Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora.
São 16 cômodos (vários deles com pinturas no forro), um porão, um pátio e uma residência anexa. Além do mobiliário do século XVIII, estão expostas imagens sacras, pinturas (telas), mapas e utensílios domésticos.
Dizem que o Padre gostava de tudo muito chique: tinha móveis pintados, porcelana fina da Índia e de Lisboa. Alguns objetos podem ser vistos no museu.
Endereço: Rua Padre Toledo, s/n – Tiradentes -MG
Tel. (32) 3351-1549
Aberto aos visitantes:
De quarta-feira a segunda-feira, de 9 às 17h
Museu da Moto – Tiradentes
Desde os 15 anos, Rômulo Filgueiras coleciona tudo que está relacionado ao mundo das duas rodas: primeiro foram miniaturas, revistas e livros; depois vieram chaveiro, apontador, imã de geladeira. Aos 57 anos, o costume se tornou obsessão e deu origem ao “Museu da Moto”, com mais de 3.000 itens. O Museu da Moto está instalado em um casarão construído na década de 1960, localizado cerca de 300 metros da Estação Ferroviária, na Av. Gov. Israel Pinheiro, 35, Tiradentes (MG). Além do espaço de exposição das motos, o museu possui amplo estacionamento, loja e café.
A coleção reúne mais de 80 modelos, tendo algumas em restauração (além de constante negociação para ampliar e compor o acervo), que vão do fim do século XVIII à década de 1990, além de muitas curiosidades e modelos exóticos.
Endereço: Av. Israel Pinheiro, 35, Tiradentes – MG
Aberto aos Visitantes:
Tel: (31) 99798 1977
Funcionamento:
O espaço funciona em dia programados, as datas são divulgadas na página do Facebook do Museu. (link da página https://www.facebook.com/museudamotomg/)
Gostou das dicas? Deixa um comentário!