Conhecer lugares novos é sempre bom e, como bônus, dá para acumular conhecimento e momentos especiais. Em Minas Gerais, por exemplo, as cidades históricas transbordam o que sobrou de outras épocas. São lugares que carregam memórias de personalidades e pessoas comuns que participaram de períodos importantes do nosso país. As conservações das construções antigas encantam e fazem os pontos turísticos ainda mais atrativos! Estar em Tiradentes-MG é compor um cartão postal a cada esquina. Alguns pontos da cidade são ainda mais famosos e possibilitam belas fotografias de casais, famílias e grupos de amigos. Separamos os cinco melhores locais para fotografar em Tiradentes-MG.
RUA DIREITA
Você encontrará na Rua direita, além dos típicos casarões coloniais da cidade, bons restaurantes, ateliês de arte e lojinhas dedicadas ao artesanato local. Dentre os pontos turísticos que o turista encontra na Rua Direita, há a Antiga Cadeia Pública, onde hoje funciona o Museu de Arte Sacra, e a Capela de Nossa Senhora do Rosário, construída no Séc. XVIII.
IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
A Igreja Matriz de Santo Antônio é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes, no Brasil. É um grande exemplo de arquitetura, arte barroca e rococó. Suas origens estão ligadas a própria fundação da cidade, o antigo Arraial Velho do Rio das Mortes. A Matriz foi construída com a frente voltada para a Serra de São José, em Tiradentes-MG. Logo na entrada, o viajante se encanta com os lustres de prata e a quantidade de ouro que decoram o altar e suas imagens. A Aleijadinho são atribuídas as esculturas da fachada e da portada, que datam de 1810.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TIRADENTES-MG
A estação de Tiradentes foi inaugurada em 1881. Em 1984, com a erradicação de todo o trecho de bitola de 0,76 m da linha da Barra do Paraopeba, o trecho entre São João del-Rei e Tiradentes foi mantido: até hoje, rodam as composições a vapor entre as duas estações, com fins turísticos. A charmosa Maria Fumaça é a mais antiga em operação no país.
CHAFARIZ DE SÃO JOSÉ
Considerado um dos mais bonitos de Minas, o chafariz datado em 1749 tem três fontes e é o único do estado com oratório e imagem de santo – São José de Botas, feita no século XVIII, em Terracota. Sua grandeza impressiona os visitantes de Tiradentes e chama atenção pela similaridade com uma fachada de igreja. A água já abasteceu os habitantes e os animais da cidade, além de ter sido utilizada para lavagem de roupas. Essa água chega, até hoje, da fonte localizada no Bosque Mãe D’Água, cuja entrada fica bem perto do Chafariz. Um antigo aqueduto de pedra filtra a água que é levada até a construção.
MIRANTE DA IGREJA SÃO FRANCISCO DE PAULA
Do gramado em frente à Capela de São Francisco de Paula é possível ter uma das vistas mais bonitas da cidade de Tiradentes. Pode-se avistar o conjunto arquitetônico, incluindo a famosa Matriz de Santo Antônio. Existe, nesse mesmo gramado, um cruzeiro datado em 1718, ano em que o então arraial de São José foi elevado à categoria de vila. A fachada simples também é um dos destaques do local, que fica bem próximo à rodoviária.
A Pousada Paço do Lavradio está situada a apenas 4 km do centro histórico de São João del-Rei e a 9 km de Tiradentes, sendo um local privilegiado e de fácil acesso aos principais pontos da região. Reservas antecipadas podem ser feitas pela internet ou pelo telefone.
Gostou das dicas? Deixe um comentário!