Que São João del Rei é uma cidade rica em cultura e história todos já sabem. A cidade sempre convida turistas de todas as partes do Brasil e do mundo a conhecer suas belezas, nadar em suas cachoeiras e explorar. Entretanto existem algumas curiosidades sobre São João del Rei que pouca gente sabe. Ora misteriosas, ora apenas curiosidades, são fatos que deixam a nossa cidade ainda mais querida.
Conheça 5 curiosidades sobre São João del Rei que vão te deixar ainda mais instigado a caminhar pelas nossas ruas e ouvir as badaladas dos sinos das igrejas.
1. Terra onde os sinos falam
Você deve saber que São João del Rei é conhecida como a terra onde os sinos falam, mas sabe de onde veio título? Aqui os sinos tocados dia e noite pelas igrejas não informam somente as horas. A comunicação das badaladas informa eventos específicos à população, como chamados para missas, enterros e comemorações da cidade desde o século XVIII.
Ainda nos dias atuais, muitos moradores da região reconhecem e diferenciam os tipos de celebrações apenas pelas badaladas dos sinos da cidade. A título de curiosidade, são mais de 40 toques conhecidos dentre 20 categorias diferentes. Essa é uma das curiosidades sobre São João del Rei que mais encantam os turistas.
A linguagem dos sinos se tornou patrimônio nacional, após reconhecimento do Iphan.
2. Cidade Subterrânea
Dizem que existe uma São João del Rei subterrânea. Ela foi construída pelos escravos enquanto eles trabalhavam na construção de outras partes da cidade, no século XVII. O acesso a essa misteriosa cidade de pedra acontece pelas 20 betas espalhadas pelo território são-joanense. São pequenos túneis que ainda não foram abertos para visitação, mas no século XVII serviam ao transporte e exploração do ouro, que foram intensos durante muito tempo na região da Serra do Lenheiro.
3. O copo americano foi criado por um São Joanense
Sem dúvidas você conhece o copo americano. O copo oficial da cerveja, do pingado, da caipirinha ou um simples copo d’água, na verdade, é brasileiro. A curiosidade que poucos sabem é que seu criador, Nadir Figueiredo, nasceu em São João del Rei, em 1891.
O famoso copo, ícone dos botecos, foi desenhado por Nadir na década de 40. Ele teve a ideia depois que voltou de uma viagem aos Estados Unidos, por isso o nome “copo americano”. Lembre-se disso da próxima vez que esbarrar em um desses por aí!
4. São João del Rei já foi capital de Minas Gerais
Você sabia que a terra dos sinos já foi capital? Essa curiosidade sobre São João del Rei não está em muitos livros de história! Em razão da Revolta da Fumaça, ocorrida na então capital Vila Rica (hoje Ouro Preto), a Vila de São João del Rei foi considerada a capital da província mineira. Isso ocorreu por um curto período, de 5 de abril a 22 de maio de 1833.
A este fato deu-se a construção do belíssimo Chafariz da Legalidade, em 1834. O monumento foi construído no Largo do Tamandaré, onde não havia abastecimento de água na época. O chafariz foi demolido em 1895, por determinação da Câmara Municipal, e reconstruído na Praça dos Andradas, onde se encontra até hoje.
5. Cera para dor de dentes do Dr. Lustosa
Essa descoberta foi feita em São João del Rei por Paulo de Almeida Lustosa, em 1922. Após observar as más condições de saúde bucal dos pacientes, Dr. Lustosa buscou incansavelmente uma cura acessível. Foi quando ele chegou a um medicamento pastoso à base de lidocaína que era fabricado artesanalmente.
O medicamento foi um sucesso de nível nacional e ficou muito conhecido por seus anúncios engraçados que eram colados nas farmácias. Mesmo com o sucesso, após mais 90 anos no mercado a cera saiu de circulação, ela teve a comercialização barrada pela Anvisa em 2009.
Ainda hoje é possível reviver a história e apreciar 0 belo solar da família localizado no Largo do Rosário, bem no centro histórico da cidade.
E aí, gostou? Você já sabia de alguma dessas curiosidades sobre São João del Rei?
Essas são apenas cinco curiosidades sobre São João del Rei. Imagine só se uma cidade tricentenária como a nossa não estaria repleta de fatos curiosos?
Venha conhecer! Caminhe por nossas ruas descobrindo essas e outras histórias interessantes.