Tiradentes possui várias as trilhas que saem da cidade e levam aos principais mirantes a até 1 260 metros de altura, várias delas passam pela calçada dos escravos, construída no século XVIII. Fauna e flora encantam! Há também outras partes do caminho diretamente ligadas à história de Minas Gerais e do Brasil, como antigas áreas de extração de ouro e trechos vicinais da Estrada Real. No final, um banho de cachoeira recompensa o esforço nas trilhas.
Trilha do Carteiro
Uma das mais famosas é a Trilha do Carteiro. O passeio começa no Centro Histórico da cidade e passa pela famosa “Calçada dos Escravos”, um longo caminho formado por grandes pedras colocadas ali pelas mãos dos negros escravizados da época.
Além da vista de tirar o fôlego durante o passeio, o turista tem a possibilidade de nadar em algumas piscinas naturais de água cor de “coca cola” e visitar o “Túmulo do Carteiro” – que dá nome à trilha. Conta-se que, em algum lugar do passado, o carteiro fazia esse trajeto para transportar a correspondência da cidade. Quando aconteceu o movimento da Inconfidência Mineira contra a coroa portuguesa, o carteiro levava a correspondência entre os rebeldes e por esse motivo a coroa armou-lhe uma emboscada, assassinando-o no caminho. Onde o carteiro supostamente morreu foi feito um túmulo. Reza a lenda que os visitantes que passam por ali devem fazer um pedido e jogar uma pedra no túmulo, para que o carteiro leve o pedido, que será então realizado.
Caminhada no Bosque Mãe D’água
A entrada para a trilha do Bosque Mãe D’água encontra-se ao lado do Chafariz de São José. A trilha segue junto ao aqueduto de pedra construído pelos escravos, há quase trezentos anos, até sua nascente, onde nasce a água que abastece o Chafariz.
Durante o passeio, que dura em média 20 minutos, os turistas podem apreciar as belezas naturais remanescentes da Mata Atlântica, em uma caminhada leve e agradável.
Travessia Mangue – Águas Santas
Caminhada de nível médio, com belas vistas da Serra de São José e dos cristalinos poços e cachoeiras do Complexo do Mangue. O percurso começa na trilha que segue para a Cachoeira do Mangue, rumo à histórica fonte de águas Hipotermais (Balneário Águas Santas). Lá chegando, vale a pena conhecer o tradicional balneário e também a Casa das Águas (IEF), que abriga todas as informações sobre a geologia da serra de São José (Segunda a sexta) .
Caminhada na Serra de São José
Uma boa opção para quem gosta de caminhar admirando um belo visual é um passeio pela Serra de São José. A caminhada tem início na cidade de Tiradentes, com destino ao topo da serra, precisamente ao “colo dos escravos”.
Área de proteção ambiental
A serra de São José é um maciço rochoso que protege como uma muralha a cidade de Tiradentes. Esta maravilha é uma área de proteção ambiental (APA) estadual. A origem de seu nome remete-se ao antigo nome da vila de São José (atual Tiradentes). O relevo é bastante acidentado e a altura varia entre 900m e 1.430m. Esta composição proporciona à área grande valor cênico que, associado ao patrimônio histórico-cultural e natural da região, que confere um caráter de riqueza única. A caminhada dura aproximadamente 03 horas (subida e descida), porém de uma beleza natural encantadora e recompensadora.
Fonte: Tiradentes.net
Venha conhecer Tiradentes e se hospedar conosco!
Informações e reservas: www.pacodolavradio.com.br ou 32 99123 5174 (wzap).
.