São João del-Rei é uma cidade linda, histórica, cheia de tradições e encantos. Muitos são os motivos pelos quais, se você ainda não a conhece, deve agendar uma viagem. Algumas curiosidades podem ajudar você na decisão, confira 4 delas.
As ruas ornadas passam a representar um espaço de cortejo extra-templo, porém um espaço sagrado. Apesar de efêmera, a confecção desses tapetes leva várias horas de planejamento por parte da comunidade envolvida. São utilizados materiais como: palha de arroz, carvão, areia, serragem, pó de alumínio, tintas, papelões e outros.
São João del-Rei é cognominada “A Terra onde os Sinos Falam”. Isso não é sem razão, pois os sinos de suas Igrejas têm uma linguagem bem peculiar e estão sempre a emitir mensagens aos são-joanenses, desconhecendo a invenção do rádio, da televisão, do telefone e de tantos outros meios de comunicação rápida, cuja falta, em tempos passados, originou a necessidade da informação através dos sinos.
A produção de peças de estanho em São João del-Rei iniciou-se na década de 70 e, atualmente, é uma das únicas cidades da América Latina que fabrica peças com este metal puro.
As imagens e peças esculpidas são reconhecidas por colecionadores de todas as partes do Brasil e do mundo, fazem parte de importantes acervos e se identificam com um passado que guardam na madeira, particularmente no cedro, as tradições e as determinações da Igreja.